sábado, 29 de janeiro de 2011

Sequoia National Park




Reparem na Gabi no pé da árvore
Saímos cedo de Yosemite para aproveitar a paisagem e seguir rumo a Three Rivers com tranqüilidade. A estrada, apesar de muito boa é sinuosa e cheia de paradas estratégicas para uma foto mais linda que a outra, sem contar com as altas chances de encontro com veados que parecem não se importar com a nossa presença.

Pra quem sai de Yosemite de dentro do parque, a parada no mirante para uma foto de cartão postal do vale é imperdível, não só pela incrível recordação, mas também pelo último suspiro nesse lugar assombrosamente bonito.

Chegamos ao Sequoia National Park no meio da tarde. Sem nem entrar no hotel seguimos direto para o parque, rumo à pré-histórica floresta de árvores gigantes. O ingresso é, mais uma vez, de 20 dólares e também te da o direito de entrar e sair do parque por sete dias. O Sequoia é um parque irmão de outra atração natural da Califórnia, o Parque Nacional de King’s Canyon, que fica mais ao norte. Ao contrário de Yosemite, Sequoia não tem uma estrutura tão grande e boa parte dos visitantes se hospedam e comem na cidade que margeia o parque pelo sul, Three Rivers. Alí encontram-se os mais diversos hotéis, inclusive os de redes famosas como Confort Inn (onde ficamos) e Cia. Há muitas opções de restaurantes também, lembrando sempre que os horários e os hábitos nos EUA são diferentes dos nossos, ainda mais em cidades do interior. Jantar depois das 21h, só com muita sorte e em centros maiores.

Devido ao horário, comemos no restaurante mais chique (e caro) da cidade por pura falta de opção. O River View Restaurant & Lounge oferece pratos de comida típica americana que custam em torno dos 25 dólares, em porção muito bem servida e um serviço pra lá de amigável. O hambúrguer de salmão (U$ 15,00) que pedi estava delicioso e Gabi não perdeu a oportunidade de adular seu novo vício: Clam Chowder.

O Parque

Como disse antes, o Parque Nacional de Sequoia divide sua administração com seu irmão King’s Canyon, o que faz com que sua estrutura seja mais modesta e espalhada do que Yosemite. Aqui a atração principal são as arvores enormes: as famosas sequóias gigantes que chegam a ter mais de 1200 m³ de volume, 12m de diâmetro e 85m de altura o que da às bichinhas o título de maiores árvores do mundo.
Como abraçar uma árvore gigante?

Como se não bastasse a monstruosidade de seu tamanho as cascas aveludadas e de tom vermelho-tijolo colaboram para destacar essas belezinhas do restante da floresta composta basicamente de reles pinheiros.
Para chegar à floresta de sequóias pega-se uma estrada bastante sinuosa montanha acima que leva uns 40 min, então é bom programar o passeio com esse tempo extra.

Tivemos o prazer de visitar o parque no inverno, o que transforma todos os lagos e clareiras em imensos campos de neve. Crianças brincando com trenós, adultos praticando cross-country em esquis, e gente brincando com a neve não faltaram. Nós mesmos nos rendemos à boa e velha guerra de neve até as mãos ficarem azul! O lugar, com trilhas curtas e muitas sequóias gigantes para se admirar vale a visita. O contraste das árvores imensas e vermelhas com a neve branca faz da paisagem algo mais que inesquecível. A sensação é de que nós humanos estamos em miniatura, é quase uma experiência pré-histórica.

Reparem que tem pessoas na foto!
Após a floresta de sequóias gigantes seguimos de carro montanha acima para conhecer a maior árvore do mundo: o General Sherman. A amiga árvore não leva o título pela altura (só 83,8m) ou pela circunferência (31,3m), mas sim pelo volume: incríveis 1486,9m³! É realmente surpreendente. De quebra, ainda pegamos um pôr-do-sol maravilhoso do alto da montanha que deu uma coloração toda especial à nossa amiga de 2200 anos.
A maior arvore do mundo: General Sherman
Pra quem quer conhecer essas maravilhas, corra pra Three Rivers e fique no parque por meio dia, é o suficiente para ter uma noção rápida dessas maravilhas. Vindo de Yosemite, como fizemos, leva só 2h30.
Belo pôr-do-sol!

12 comentários:

jahcao disse...

Oi Ivan! Fiz uma pergunta pra ti no post sobre Yosemite e agora ficquei com uma dúvida. Cheguei a pensar em fazer como vc, ira a Yosemite e depois ao Sequoia, neste só para ver as gigantes. Mas fiquei preocupado em fazer este trecho entre os dois parques no inverno (vou em Fevereiro). Pelo mapa dá 270 km. Vc falou em 2,5 horas. Por onde vc foi? Vc pegou neve? Dá tempo de sair de Yosemite, ver a Grant, sair e ainda encontrar um hotel próximo no mesmo dia?
Abç
Jacques

Ivan e Gabi disse...

Oi Jacques,

Olha, acho que nào dá nào. Vc vai ver que Yosemite é um parque gigante, com muita coisa pra explorar e um dia lá já é pouqíssimo tempo. Eu optaria por dormir em Yosemite e seguir no dia seguinte cedo pra Sequoia. É puxado, vc vai chegar com tempo de veras gigantes e já vai escurecer. Eu usei uma estrada secundaria que sai de dentro de Yosemite e vai direto pra Sequoia, passando por Bakersfield, se me lembro bem. Quanto aos hoteis, não se preocupe. Logo na saida de Sequoia tem um monte de hoteis de rede 24h. Ficamos no Comfort Inn, se não me falha a memoria.

Aproveite!

Ivan e Gabi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Telemachine disse...

Olá Ivan,

Parabéns pelo post!

Estou pensando em visitar o Sequoia National Park em Janeiro/2014. Como vai ser inverno, fiquei com uma dúvida. A condição das estradas por causa da neve/gelo são muito ruins?

Muito obrigado,
André

Ivan e Gabi disse...

Oi André, podem ser ruins sim, mas eles arrumam rápido. Fomos no fim de janeiro/começo de fevereiro e estavam perfeitas. nem precisamos de corrente para os pneus. Boa viagem!

Narcísio e Dirlei disse...

Também temos um blog de viagem www.viajandoconosco.blogspot.com Iremos visitar os grandes parques nacionais dos EUA em setembro. As informações colocadas aqui por vocês foram ótimas. Visitem o nosso blog. Vale a pena. Abraço e ótimas viagens.

Anônimo disse...

Tirando a parte do hamburguer de salmão ( que só de ler me embrulhou o estomago argh), o poste ficou legalzinho,.estou em Tulare e vou conhecer os parques ( sem o inconveniente do frio e da neve), essa semana.

Melck João Melchior disse...

Primeiramente parabens pelo site !

Estou indo agora em dezembro para São francisco, los angeles e Las vegas, e gostaria muito de conhecer o parque das sequoias. Porém fiquei com duvida se devo sair de são francisco, dormir em uma cidade perto do parque e no dia seguinte conhecer o parque, ou sair de los angeles direto para o parque na saida dormir em algum hotel perto e no dia seguinte seguir direto para las vegas ?

Voce sabe os horarios de funcionamento do parque, será que fecha no natal ?


Obrigado pelas dicas

Marcelo Lico disse...

Olá, estou com um roteiro para o mês de fevereiro com minha família que começa em San Diego, Los Angeles, San Francisco, Parque das Sequoias e Lãs Vegas. Primeira vez que faço este roteiro pelos EUA. Todo o percurso de carro. Você tem alguma dica? Obrigado.

claudio disse...

Meu caro Ivan, como vai? Sou marinheiro de primeira viagem e estarei saindo de Las Vegas indo em direçao ao Parque Nacional de Yoshimite. Qual seria o melhor caminho a ser percorrido uma vez que no Google o mesmo informa duas alternativas. Uma, ir por cima onde me parece que é só deserto e a outra ele dá a estrada 15 que vai direto para Bakrsfild. Como eu gostaria de conhecer as Sequoias qual o caminho que você indicaria?
Agradeço se vc puder me ajudar.
Um abraço.
Claudio

André Andako disse...

Lendo este post fico feliz em ver que meu roteiro esta em linha com o de voces.
Uma pergunta.
Vou em Janeiro: Sair de L.A de carro e ir direto para Yosemit, visitar em 1 dia. Dormir em algum Hotel e no Segundo dia visitar Sequoia Park. (Dormir em algum lugar e voltar para L.A), é OK?

Ou devo separar mais dias.

Grande Abraço

André Andako disse...

Lendo este post fico feliz em ver que meu roteiro esta em linha com o de voces.
Uma pergunta.
Vou em Janeiro: Sair de L.A de carro e ir direto para Yosemit, visitar em 1 dia. Dormir em algum Hotel e no Segundo dia visitar Sequoia Park. (Dormir em algum lugar e voltar para L.A), é OK?

Ou devo separar mais dias.

Grande Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...